quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Ministério Público Processa REDETV! por entrevista do caso Eloá


O Ministério Público Federal (MPF) entrou com uma ação contra a RedeTV!, pedindo indenização de R$ 1,5 milhão por danos coletivos. O processo foi movido por conta da entrevista ao vivo que Sônia Abrão fez, no dia 15 de outubro, com o sequestrador Lindenberg Fernandes Alves e Eloá, enquanto ele ainda a mantinha em cativeiro. O sequestro durou cinco dias e Eloá acabou morta. Caso a MPF ganhe o processo, o dinheiro será revertido para o Fundo de Defesa de Direitos Difusos.


De acordo com o site Consultor Jurídico, a ação foi movida com o argumento de que o programa A Tarde é Sua, da RedeTV!, exibiu duas entrevistas, uma ao vivo e outra gravada, por telefone, com Eloá e Lindemberg e que essas interferências dificultaram as atividades dos negociadores da polícia, colocando a vida dos envolvidos no sequestro em risco.


A Rede TV! se defendeu, por meio de sua assessoria de imprensa, classificando a ação como uma forma velada de censura:


Não temos ciência dessa ação. Assim que notificados, iremos nos manifestar. Porém, a RedeTV! defenderá sempre a liberdade de expressão e o não cerceamento do direito do jornalismo de informar os telespectadores considerando, portanto, essa iniciativa do Ministério Público Federal, uma forma velada de censura.”

Nenhum comentário:


Get your own Chat Box! Go Large!