quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Globo tira porta-voz da Record e monta tática para SP


Depois de quase 10 anos (não-lineares) na Record, onde trabalhou como assessor, gerente de Comunicação e porta-voz, Ricardo Frota trocou de emissora, e é o novo nome da Globo em São Paulo. Um dos objetivos não declarados da Globo, por meio da CGCom, seria reaproximar-se da imprensa paulistana especializada em TV, considerada muito mais difícil de lidar do que a carioca.

Frota tinha contrato com a Record até o final de março, mas decidiu rescindi-lo já. Por questões judiciais, oficialmente a Globo ainda nega a contratação, mas ela já está, inclusive, valendo na prática.

a contratação de Frota é parte da estratégia da Globo para tentar ampliar a relação e aproximar-se da imprensa especializada em TV em São Paulo. A contratação pegou toda a cúpula da Record --e da Igreja Universal-- completamente desprevenida, e foi arquitetada pelo diretor de Comunicação da Globo, Luis Erlanger.

Ricardo Nogueira Frota, 43, foi protagonista da agressiva campanha da Record nos últimos três anos junto à imprensa televisiva. Foi dele, por exemplo, a idéia de ironizar a campanha publicitária da Globo no ano passado, conhecida como "Q de Qualidade". Para a Record, ela virou "Q de Queda" (de ibope).

A agressividade foi tanta que a Globo chegou a registrar queixa no Conar.

Na gestão de Frota, a Record foi a primeira Central de TV a destacar assessores exclusivamente para lidar e abastecer a internet com notícias de suas produções, ou colocar rapidamente seus artistas em contato com os veículos interessados. O resultado: um "boom" não apenas de notas e reportagens sobre a emissora, mas também da presença de seus artistas em todo o tipo de matérias de comportamento em revistas e sites --até então nicho-monopólio das estrelas globais.

A praça São Paulo

Se confirmado, o renovado interesse da Globo em estreitar seus laços com o jornalismo televisivo em São Paulo pode por fim a quase uma década de "isolamento". Nos últimos anos a CGCom em São Paulo reduziu muito sua atuação direta com jornalistas de TV.

Até o final da década de 90 era praxe assessores globais entrarem em contato individualmente para oferecer, por exemplo, notas exclusivas de bastidores de gravações de novelas ou programas.

Pode parecer pouco, mas tal prática fazia com que, dia após dia, pululassem notinhas sobre produções globais em toda a imprensa escrita. E nos mais diversos concorrentes. É a chamada "tática da formiguinha", e vem sendo usada pela Record desde 2004.

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