quinta-feira, 9 de abril de 2009

Trajetória de Ratinho na TV vira tema de livro


Carlos Massa, o Ratinho, virou fenômeno da televisão, na década de 90. Todo o sucesso que o apresentador fez, o que lhe rendeu muita audiência, acabou virando tema do livro A Montanha que Pariu o Ratinho, de Marcos H. Camargo.

A obra é o resultado da conclusão de mestrado de Marcos, pela Universidade de Tuiuti do Paraná.

A Montanha (de gente) que Pariu (a audiência do programa) Ratinho é um título autoexplicativo, que ajuda o leitor a compreender, por meio de uma vasta pesquisa, como o apresentador conseguiu virar um fenômeno popular e entrar para história da televisão brasileira.

O autor promove um encontro entre a pesquisa de audiência, a produção cultural em tevê e a urgência de ascensão social, em uma nova classe média urbana.

A obra faz parte da Coleção Recém-Mestre, um projeto coordenado pela professora Denize Araújo para divulgar as melhores dissertações do mestrado de Comunicação e Linguagens.

Escalada Profissional

Carlos Massa, 53 anos, é um dos homens mais populares da televisão brasileira, e polêmicao também, graças ao enorme sucesso que fez com seus programas, na década de 90. Ele começou a carreira como radialista e o apelido de Ratinho o acompanha desde a infância, época em que começou a ser chamado assim por dar sumiço nas bolas de partidas de futebol de várzea e os jogadores dizerem, culpando-o pelo sumiço: 'foi aquele ratinho', em função de sua rapidez e agilidade.

Na televisão, iniciou sua carreira como repórter policial do programa Cadeia, do ex-deputado Luiz Carlos Alborghetti, de quem copiou o estilo irreverente, assim como o uso do cassetete durante os programas.

Na Record, seu nome foi projetado nacionalmente com os programas Ratinho Livre e Ratinho Show. Ele entrou para a emissora em setembro de 1997, com o programa Ratinho Livre. Um mês depois, já incomodava a Globo e o SBT no Ibope.

Contratado a peso de ouro pela emissora de Silvio Santos, apresentou, entre 1998 e 2006, o Programa do Ratinho, no SBT.

Carlos Massa nasceu na região de divisa entre São Paulo e Minas Gerais, mas desde a infância viveu em cidades paranaenses, como Jandaia do Sul (onde passou a infância e a adolescência) e Curitiba (para onde se mudou já adulto e onde ainda vive sua família). Ele fica em São Paulo apenas quando apresenta o programa.


A partir de janeiro de 2007, iniciou a apresentação de seu novo programa, o Jornal da Massa. Em 26 de março do mesmo ano, apresentou Você é o Jurado, sendo substituído pelo cantor Supla, na segunda temporada. Em dezembro de 2008, seu contrato não foi renovado pelo SBT. Mas, em maio de 2009, Ratinho volta à grade do SBT, com um programa diário.

Nenhum comentário:


Get your own Chat Box! Go Large!