sábado, 11 de abril de 2009

Revolução em Caras&Bocas, uma atriz cega... um macaco protagonista


Encontros e desencontros amorosos, inveja, disputa pelo poder - ingredientes como esses, comuns nas novelas, não poderiam faltar em "Caras & Bocas", trama que estréia na segunda, às 19h na Globo, com Flávia Alessandra e Malvino Salvador nos papéis principais. Mas a nova novela tem pelo menos duas novidades: um macaco pintor e uma atriz cega.


"É a primeira vez no mundo em que uma atriz cega na vida real fará o papel de uma cega na ficção", anuncia o autor da trama, Walcyr Carrasco. A curitibana Danieli Haloten, 28, cega desde os 17 devido a um tipo de glaucoma, é formada em artes cênicas e jornalismo. À procura de trabalho, ela havia encaminhado e-mail ao autor da novela.

"Sem ter a menor idéia da existência dela, eu havia criado uma personagem cega. Aí abri minha caixa de e-mails e li o recado dela. Pedi para ver seus trabalhos, gostei e a chamei para o papel", diz Carrasco.

No dia a dia, a atriz conta com a ajuda de um cão-guia, que a acompanha há quatro anos. Mas, durante as gravações --em que interpreta Anita, irmã do personagem de Malvino Salvador--, ela teve que se virar sem esse auxílio.

"No começo foi meio difícil me adaptar ao estúdio. Tudo precisa ser bem marcado para eu não cair. É diferente do teatro porque os cenários são desmontados e montados de novo o tempo todo e não dá tempo de eu me adaptar", diz a atriz, que recebe os roteiros em braile.

Outra surpresa da novela é Kate, um chimpanzé fêmea que faz o papel de Xico, o macaco pintor. "Ele está na trama justamente para desmistificar o universo das artes, de maneira engraçada", conta o autor.

O diretor Jorge Fernando explica que na maior parte do tempo são utilizados truques e efeitos especiais para dar ao telespectador a impressão de que o macaco está na cena. "Temos gravado com o animal seguindo as leis e com acompanhamento de veterinários", diz Fernando.

Os demais ingredientes da trama são os de sempre. A história se passa em São Paulo e gira em torno do conturbado relacionamento entre Gabriel (Salvador) e Dafne (Alessandra). Eles se conheceram num curso de pintura, começaram a namorar, mas foram separados. Os dois se reencontram 15 anos depois e, embora ainda se gostem, vivem às turras devido ao temperamento de ambos.

Nenhum comentário:


Get your own Chat Box! Go Large!